quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Quando eu tinha acabado de fazer 15 anos, minha mãe resolveu passar o fim de ano com a família dela, em Brasília. E como eu tinha 15 anos, não adiantou eu passar semanas reclamando e jurando que eu não ia por nada no mundo e talz. Claro que tive que ir com ela.

Depois de 18 horas, de ônibus, até lá, chegamos na casa dos tios/primos na mamãe. Minha infelicidade ao reparar que a pessoa que tinha a idade mais próxima a minha era... a minha mãe, 22 anos mais velha que eu, foi sem tamanho. "Mas a casa tem piscina", ela tentava me consolar. "F*da-se a piscina! Só tem gente velha aqui, que que eu vou fazer nesses 20 malditos dias??". A última cartada dela foi: "Tem a filha mais nova da Grazi, ela tem a sua idade e vocês podem ser amigas".

Aliás, por que todos pensam que até os 18 anos nós podemos ser amigos de qualquer pessoa que tem "a sua idade"? Fiquei pensando isso, e também que "essa menina deve ser mó patricinha escrotinha e babaquinha, cheia de merda e fútil, que não conhece uma música ou filme decente na vida!! Aliás, não deve ter lido um livro que preste! Humpf!"

Na véspera de Natal, conheci a tal menina. Ela olhou para minha cara e falou: "Quer jogar WAR?". Fui jogar. Em 15 minutos ela falou que ia jogar boliche com os amigos no dia seguinte, e me chamou para ir. Eu também fui. Depois fui dormir na casa dela. Dois dias depois de nos conhecermos, passei na casa dos tios e peguei minha mala, para ficar direto com a Inaê.

Foram cerca de 20 dias que não poderiam ser melhores. A menina era igual a mim. Os mesmos gostos (um tanto peculiares para nossa idade), jeitos parecidos, humores, conversas... Dias depois ela inclusive me confessou que queria ter viajado, e a mãe dela não deixou. Ela ficou puta, e a mãe dela falou "Mas sua prima do Rio vem aí... Ela tem sua idade, vocês podem ser amigas..." Preciso dizer que ela pensou de mim EXATAMENTE o que eu tinha pensado dela?? Pois é, pensou...

Enfim, ficamos muito amigas. Passamos o resto do ano nos correspondendo por cartas (aquelas de colocar no correio, lembra?!), e falávamos tudo e sobre tudo nessas cartas. Depois disso, foram muitas correnspondências, alguns outros passeios para Brasília (e por opção minha), vindas delas ao Rio, muitas conversas, mais cartas.

Com a minha prima, aos 16 anos, vi "The Wall" na casa dela e passamos horas conversando sobre o filme (e até hoje eu digo que esse foi um dos filmes que mudou minha vida, muito devido a essa conversa com ela). Recomendávamos, uma para outra, bandas, músicas e filmes. Tínhamos intermináveis conversas adolescentes, e algumas até de gente grande. Nossa, o mundo cabia naquelas linhas que mandávamos pelo correio.

Quase 10 anos depois, não nos falamos tanto. Mas no início do ano ela esteve aqui, e foi a mesma coisa. O mesmo papo sem fim e o mesmo carinho. Além de amigas, somos primas, o que garante que sempre teremos isso.

Pois bem, há um mês, descobri que aquela menina que eu conheci resolveu virar adulta de vez. Hoje, minha prima, que eu amo tanto, já tá com uma barriga de 5 meses de gravidez. E o que me deixa mais feliz, é que sei que ela será uma mãe maravilhosa. Vai dar para filha dela os pilares para que ela se torne uma grande mulher, como é a mãe. Vai ensinar os valores tão admiráveis, e infelizmente tão raros hoje em dia. Vai enchê-la de abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim. Vai criar uma pessoa justa, inteligente, educada, divertida e sem dúvida, muito amada!

E de quebra, a-pos-to que vai ser a criança que mais entenderá de mpb, em toda capital brasileira!!!!!

Não sei se a Ná vai chegar até essa singela homenagem, mas deixo aqui o registro de todo meu carinho e admiração por ela, e os mais enormes votos de felicidade para a família que ela está começando!

Um comentário:

Bella disse...

ah, que gracinha! essas amizades de infância marcam muito e eu tenho vários episódios semelhantes aos seus. essas amizades de férias que perduram por tempos, via correio... infelizmente nenhuma delas era minha prima e eu não consegui manter contato por muito tempo. Felicidades pra sua prima querida e pra bebê dela!